Pular para o conteúdo principal

A DESCOBERTA DA INFÂNCIA

Figura Reprodução | Google Imagens


A descoberta da infância começou, sem dúvida, no século XIII e sua evolução pode ser acompanhada na história da arte e na iconografia dos séculos XV e XVI.

Mas os sinais de seu desenvolvimento tornaram-se numerosos e significativos a partir do fim do século XVI e durante o século XVII.

Até por volta do século XII, à arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la, o que nos leva a pensar que não houvesse lugar para a infância nesse mundo.

Esse desinteresse é mostrado nas pinturas dessa época, pois essas pinturas sempre que mostravam figuras de crianças, o que acontecia em raríssimos casos, mostravam imagens de uma nudez de crianças com musculatura abdominal e peitoral de um adulto, ou seja, eram apenas figuras de pessoas pequenas com corpo de adultos.

O século XIII continuou fiel a esse procedimento, de modo que, na Bíblia as crianças são representadas com maior frequência, mas nem sempre caracterizadas por algo além de seu tamanho.

Vemos, assim, que no mundo das fórmulas românicas, e até o fim do século XIII, não existem crianças caracterizadas por uma expressão particular, e sim homens de tamanho reduzido. Isso pode ser explicado pelo fato de que a infância era um período de transição que passava rápido e cuja lembrança era logo perdida.

As crianças não tinham grande importância naquela época, pois não se pensava que elas já tivessem personalidade de um homem e morreriam facilmente e em grande número, pensando-se, assim, que mal elas entravam na vida e já estavam muito susceptíveis à morte.

Desconfia-se que a criança era tão insignificante que quando morria não se temia que ela voltasse para importunar os vivos.

No século XIII surgiram alguns tipos de imagens de crianças um pouco mais próximas do sentimento moderno.

Isso ocorreu com a aparição da imagem de anjos e logo depois, no século XIV, apareceram os modelos ancestrais de todas as crianças pequenas da história da arte: o menino Jesus, ou Nossa Senhora menina, pois a infância se ligava ao mistério da maternidade da Virgem e ao culto de Maria.

Um terceiro tipo de criança apareceu na fase gótica, com a criança nua (o menino Jesus quase nunca era representado despido), isso porque na arte medieval francesa, a alma era representada por uma criancinha nua e em geral assexuada.

Durante o século XIV e, sobretudo no século XV, esses tipos medievais evoluíram e o tema da infância sagrada, a partir desse século, não deixaria mais de se ampliar e de se diversificar.

Nos séculos XV e XVI a criança se tornou uma das personagens mais frequentes das pinturas anedóticas, mostrando a criança com sua família, com seus companheiros de jogos, na multidão (mas ressaltada no colo de sua mãe, ou brincando) e em várias outras situações cotidianas daquela época.

Essas novas aparições nas pinturas podem ser explicadas pelo fato de as crianças sempre estarem no meio dos adultos, pois toda reunião para o trabalho, o passeio ou o jogo reunia crianças e adultos e também pelo fato de que os pintores gostavam de representar a criança por sua graça.

O aparecimento do retrato da criança morta no século XVI marcou um momento muito importante na história dos sentimentos. Esse retrato seria, inicialmente, uma efígie funerária, onde a criança, no início dessa nova época, não aparecia sozinha e sim sobre o túmulo de seus pais.

Mas as crianças que cercavam os defuntos nem sempre estavam mortas, era toda a família que se reunia em torno de seus chefes, como no momento de recolher seu último suspiro.

Desse modo, começamos a perceber o carinho e respeito às crianças em quadros e túmulos, mas hoje vemos que existem registros de que já no fim do século XVI foram construídos túmulos com efígies de crianças isoladas.

No início do século XVII os retratos de crianças se tornaram muito numerosos, percebendo-se que havia sido criado o hábito de se conservar através da arte do pintor o aspecto fugaz da infância, de modo que nessas novas pinturas a criança era representada sozinha e por ela mesma, sendo nesse momento um dos modelos favoritos para as pinturas.

Cada família, a partir de então, queria possuir retratos de seus filhos, mesmo na idade em que eles ainda eram crianças. Foi como se a consciência comum só então descobrisse que a alma da criança também era imortal.

Foi também nesse século que os retratos de família tenderam a se organizar em torno da criança, dando à criança um lugar privilegiado, com inúmeras cenas de infância de caráter convencional: a lição de leitura, de música, ou grupos de meninos e meninas lendo ou brincando.

Uma outra representação da criança desconhecida da Idade Média é oputto, a criancinha nua. O putto surgiu no fim do século XVI, aparecendo nas pinturas religiosas, na imagem de anjos, do menino Jesus e de crianças sagradas.

A nudez da criança, a partir de então aparece ou completamente nua ou vestida com trajes que não se cobrem toda a nudez e a deixa, intencionalmente, transparecer, mas é claro que o gosto pela nudez da criança estava ligado ao gosto pela nudez clássica, que pode ser vista em várias pinturas antigas.

*Fonte: historiadainfancia.blogspot.com

*Texto sugerido na biblioteca do curso Educação Infantil: Uma proposta pedagógica

Comentários

Postagens mais visitadas

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS CONCRETAS E REAIS

Continuando as reflexões sobre Projeto de Estudos e Sequência Didática . Ana Maria Louzada[1] Partindo da premissa de que uma sequência didática é parte de um projeto de estudo , e tendo em vista que o projeto de estudo é uma forma de organização do trabalho didático-pedagógico, ao se detalhar o referido projeto, visando responder as questões de estudos, bem como, visando a produção, a apropriação e a objetivação dos diversos e diferentes conhecimentos, necessário se faz, vivenciar atividades , que sejam significativas .[2] Quando destacamos atividades significativas, nos remetemos à atividade tipicamente humana, reveladas nas/pelas práticas sociais e culturais. O conceito de atividade neste contexto se ancora na ideia de experiência humana, “experiências reais das crianças”, que precisam ser consideradas nesse contexto social, cultural, histórico, econômico, político e ideológico em que vivemos. Experiências que precisam se inserir como práticas reais no lócus da escola, e,

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS... COMO É BOM!

ASSISTA AO VÍDEO Trabalhar com as crianças exige compreendê-las.  Exige também, reconhecer as suas reais necessidades.  Necessidades que são próprias do tempo espaço da infância. Foto Reprodução/www.mdig.com.br Quando a criança tem oportunidade de aprender os conhecimentos por meio de situações lúdicas, ela se envolve mais. O envolvimento com as situações de brincadeiras as instiga compreender melhor as questões de estudos, além de oportunizar a sua inserção nos debates próprios da sua idade. Foto Reprodução/ Childhood Brasil Considerando tais questões, gostaria de compartilhar algumas situações de brincadeiras que podem ajudar no processo de interação das crianças com os(as) colegas e com as(os) professoras(es). Gosto muito da ideia de organizar o trabalho pedagógico por meio de temas de estudos , pois assim, as aulas ficam mais instigadoras.  As crianças podem contribuir com ideias interessantes e a articulação entre os conhecimentos num processo interdi

O TEXTO COMO UNIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM

Foto Reproduçõ: Romero Britto APRENDER A LER E A ESCREVER LENDO E PRODUZINDO TEXTOS Ana Maria Louzada Ao delinearmos o trabalho sobre “O Texto como Unidade de Ensino e de Aprendizagem” na Alfabetização precisamos refletir sobre como concebemos o conceito de sujeito, leitura, produção de texto e de alfabetização, tendo em vista que uma das finalidades fundamentais da Alfabetização é possibilitar a formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica. Quando nos remetemos à formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica, estamos inserindo no debate uma análise sobre a relação entre educação e transformação social. E ainda, estamos nos remetendo à importância de trabalharmos com práticas de leitura e de produção de textos com sentido e significado. Práticas que promovam o pensamento crítico, reflexivo e autônomo. Conceber o texto como unidade de ensino e de aprendizagem é considerar que a leitura e a escrita é uma

AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS

Foto Reprodução AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA Loris Malaguzzi   As cem linguagens da criança A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar.   Cem sempre, cem modos de escutar, de maravilhar de amar.   Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar.   A criança tem cem linguagens (e depois cem, cem, cem) mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.   Dizem-lhe: de pensar sem as mãos de fazer sem a cabeça de escutar e de não falar de compreender sem alegrias de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.   Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe e de cem roubaram-lhe noventa e nove.   Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho a realidade e a fantasia a ciência e a imaginação o céu e a terra a razão e o sonho são coisas que não estão juntas.   Dizem-lhe enfim: que as cem não existem.   A criança diz: ao co

INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A importância de ensinar e aprender por meio da interlocução com diferentes saberes

Nesse post quero discutir com vocês algumas questões sobre o sentido de interdisciplinaridade no contexto do ciclo de alfabetização. Pensar o processo de alfabetização de forma que as diferentes disciplinas possam interagir com os conhecimentos básicos da leitura e da escrita, exige aprofundamento em relação ao modo como concebemos alfabetização, ciclo de alfabetização e práticas pedagógicas interdisciplinares. Nas palestras que tenho proferido, destaco a necessidade de revisão do conceito de cultura escolar, tendo em vista as suas implicações nas práticas pedagógicas. Outra questão que destaco é a importância da recuperação da ideia primeira de práticas sociais e culturais, com vistas a redimensionar o sentido de formação de sujeitos leitores e produtores de textos, bem como, o redimensionamento do papel da escola e sua relação com a formação de homens e mulheres inserido(as) em sua realidade. Conheça um pouco das nossas reflexões por meio dos slides que segue