Foto Reprodução |
AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA
Loris Malaguzzi
As cem
linguagens da criança
A criança é
feita de cem.
A criança
tem cem mãos
cem
pensamentos
cem modos
de pensar de jogar e de falar.
Cem sempre,
cem modos
de escutar,
de
maravilhar
de amar.
Cem
alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança
tem cem linguagens
(e depois
cem, cem, cem)
mas
roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e
a cultura lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar
sem as mãos
de fazer
sem a cabeça
de escutar
e de não falar
de
compreender sem alegrias de amar
e de
maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de
descobrir um mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo
e o trabalho
a realidade
e a fantasia
a ciência e
a imaginação
o céu e a
terra
a razão e o
sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe
enfim:
que as cem
não existem.
A criança
diz:
ao
contrário,
as cem
existem.
Poesia de Loris Malaguzzi: Invece il cento se publicada in: Edwards, C., Gandin, L. i Forman, G. I cento linguaggi dei bambini. Edizione Junior, Itália.