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AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS

Foto Reprodução

AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA

Loris Malaguzzi
 
As cem linguagens da criança
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar de jogar e de falar.

Cem sempre,
cem modos de escutar,
de maravilhar
de amar.

Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.

A criança tem cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.

Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias de amar
e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.

Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.

A criança diz:
ao contrário,
as cem existem. 

Poesia de Loris Malaguzzi: Invece il cento se publicada in: Edwards, C., Gandin, L. i Forman, G. I cento linguaggi dei bambini. Edizione Junior, Itália.

Veja também no Canal: Educação e Diálogo

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