A menina
que detestava livros, Manjusha Pawagi,Leanne Franson, Terramar, 2005
O filme a
"Menina que odiava livros", promove uma reflexão muito importante
sobre o sentido da leitura.
Para que a
criança se constitua leitora, é necessário que ela seja inserida em práticas de
leitura com objetivo real e motivo real.
Inserir a
criança em práticas de leitura implica em reconhecer a leitura enquanto tempo
espaço de produção de sentidos.
Com base na análise do vídeo podemos dizer que a alfabetização precisa se constituir num tempo e espaço de ensino e de aprendizagem em que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças.
Vale dizer também que a leitura
é uma atividade de produção de sentidos que pressupõe a interação
autor-texto-leitor. Entram em jogo as experiências e os
conhecimentos do leitor.
“A leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento
do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação
de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo (KOCH e ELIAS, 2009,
p.11).
Como você tem trabalhado a leitura no contexto da sala de
aula?
Ministro cursos para Secretarias de
Educação, Escolas e Empresas que trabalham com eventos Educacionais.