INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A importância de ensinar e aprender por meio da interlocução com diferentes saberes
Nesse post quero
discutir com vocês algumas questões sobre o sentido de interdisciplinaridade no
contexto do ciclo de alfabetização.
Pensar o processo de
alfabetização de forma que as diferentes disciplinas possam interagir com os
conhecimentos básicos da leitura e da escrita, exige aprofundamento em relação
ao modo como concebemos alfabetização, ciclo de alfabetização e práticas
pedagógicas interdisciplinares.
Nas palestras que
tenho proferido, destaco a necessidade de revisão do conceito de cultura
escolar, tendo em vista as suas implicações nas práticas pedagógicas.
Outra questão que
destaco é a importância da recuperação da ideia primeira de práticas sociais e
culturais, com vistas a redimensionar o sentido de formação de sujeitos
leitores e produtores de textos, bem como, o redimensionamento do papel da
escola e sua relação com a formação de homens e mulheres inserido(as) em sua
realidade.
Conheça um pouco das
nossas reflexões por meio dos slides que seguem abaixo:
Como podemos observar, a implementação de uma prática pedagógica de cunho interdisciplinar no contexto do ciclo de alfabetização implica em redimensionar a concepção de alfabetização, de ciclo e de interdisciplinaridade com vistas à garantia da inserção de práticas de leitura e de produção de textos que levem em consideração as reais necessidades das crianças.
Espero que tenham gostado!
Se interessou pelo Tema?
Tel. (027) 9 9775
9681
E-BOOK GRÁTIS
DESEJA RECEBER O E-BOOK?
Conheça Também!
Comentários
Postar um comentário