Este artigo faz parte das
reflexões sobre a concepção de Projeto de Estudos,
Sequência Didática e Atividades que constam nos artigos que publicamos anteriormente nesse blog.
- Projeto de Estudos: Implicações no Processo de Constituição da ConsciênciaCrítica;
- A Sequência Didática como parte do Projeto de Estudos
- Atividades Significativas: Possibilidades de Experiências Concretas e Reais.
Para
que possamos compreender o que significa Situação de Ensino Aprendizagem (SEA),
necessário se faz retomarmos e destacarmos o conceito de projeto de estudos, atividade
e sequência didática.
Assim, para que haja produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos propostos num projeto de estudos, é importante a articulação entre ensino e aprendizagem, isto é, interlocução entre quem ensina e quem aprende. A forma como os conhecimentos são articulados no contexto das práticas pedagógicas, no passo a passo da sequência didática, constitui a situação a ser resolvida, experimentada, apropriada e objetivada no cotidiano das práticas sociais e culturais.
Com base em tais questões, salientamos a importância da organização do trabalho pedagógico de forma compartilhada. Uma organização que garanta a apropriação dos conhecimentos científicos, bem como um processo de ensino aprendizagem que promova a formação da consciência crítica.
O que você pensa sobre essas questões?
- Projeto de Estudos: Implicações no Processo de Constituição da ConsciênciaCrítica;
- A Sequência Didática como parte do Projeto de Estudos
- Atividades Significativas: Possibilidades de Experiências Concretas e Reais.
Sugerimos a leitura dos referidos artigos antes de
refletir sobre as questões que apresentamos a seguir.
SITUAÇÃO DE ENSINO
APRENDIZAGEM
Ana Maria Louzada
Nesse sentido, o projeto de estudos seria a organização
macro de uma temática de estudos num processo de interlocução com/entre
diferentes áreas do saber. Com base nos objetivos e metas de um projeto de estudos
destacam-se as atividades a serem
implementadas e que darão sentido e significado aos estudos propostos e
necessários. A atividade “Festival de Pipas”, por exemplo, pode ser
implementada por causa do Projeto “Brinquedos e Brincadeiras”, ou por causa do
Projeto “Experiências Infantis”. O que precisa ficar claro, é que o “Festival
de Pipas”, pode ser uma atividade a ser implementada com vistas a chamar a
atenção da comunidade e das autoridades sobre as reais condições de vida das
crianças de uma determinada comunidade.
Isso significa que sempre tem uma causa a ser problematizada, uma meta a ser alcançada, um problema a ser resolvido. E assim, para que as atividades sejam realizadas, precisam ser organizadas numa sequência didática, com diversas situações de ensino aprendizagem, visando à produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos a serem trabalhados.
Veja a seguir uma possibilidade de organização de um projeto de estudo
Isso significa que sempre tem uma causa a ser problematizada, uma meta a ser alcançada, um problema a ser resolvido. E assim, para que as atividades sejam realizadas, precisam ser organizadas numa sequência didática, com diversas situações de ensino aprendizagem, visando à produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos a serem trabalhados.
Veja a seguir uma possibilidade de organização de um projeto de estudo
Para que os estudantes possam
compreender os diversos conhecimentos a serem apropriados num processo de
interlocução entre os conhecimentos cotidianos – conhecimento
espontâneo/informal e conhecimentos científicos – conhecimentos sistematizados/formal,
é fundamental, propiciar a sistematização dos mesmos de forma articulada.
Esse processo de sistematização dos conhecimentos exige detalhamento num passo a passo didático. Esse passo a passo didático, que compõem uma sequência didática de uma determinada atividade intitulamos de situação de ensino aprendizagem.
A seguir sugerimos uma possibilidade de detalhamento da sequência didática.
Esse processo de sistematização dos conhecimentos exige detalhamento num passo a passo didático. Esse passo a passo didático, que compõem uma sequência didática de uma determinada atividade intitulamos de situação de ensino aprendizagem.
A seguir sugerimos uma possibilidade de detalhamento da sequência didática.
Assim, as diferentes e
diversas situações de ensino aprendizagem constituem o detalhamento da sequência
didática. São as experiências a serem vivenciadas, que por sua vez promovem a
objetivação das atividades propostas. Uma situação de ensino aprendizagem
pressupõe produção, apropriação e objetivação de conhecimento com objetivo e
motivo real, tendo em vista uma necessidade real e um interlocutor real.
A proposição de situação de ensino aprendizagem rompe com a ideia de exercícios pontuais, fragmentados e com objetivos em si mesmo. Rompe com a ideia de exercícios mecânicos, que visam à memorização de conteúdos, pois destacam as atividades como um trabalho a ser realizado com vistas à produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos necessários à constituição da consciência crítica, bem como conhecimentos necessários aos propósitos coletivos, pessoais e profissionais, a depender do tempo e espaço em que se inserem os estudantes.
Por exemplo, uma criança no processo de alfabetização pode realizar uma situação de ensino aprendizagem de leitura visando à apropriação da leitura e da escrita, e um estudante do curso de mecânica, pode realizar uma situação de ensino aprendizagem de leitura, visando à apropriação de conceitos relativos ao problema a ser resolvido sobre mecânica. Em ambos os casos foram propostas atividades de leitura, mas as situações de ensino aprendizagem se diferenciam para quem está em processo de alfabetização e para quem já está alfabetizado. No entanto, em ambos os estudos, é importante considerar a constituição da consciência crítica.
Vale destacar, que a situação de ensino aprendizagem revela os objetivos e as metas a serem alcançadas. O que implica em mediação pedagógica. Uma situação de ensino requer uma situação desafiadora e instigadora.
Nesse sentido as situações significativas de ensino, por meio de experiências problematizadoras, promovem a produção, apropriação e objetivação de conhecimentos com sentido. Para que ocorra aprendizagem, é importante vivenciar experiências que promovam produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos. Mas não basta qualquer conhecimento, é fundamental que sejam conhecimentos com sentido, que sejam ensinados de forma instigadora, por meio de significativas situações de ensino aprendizagem.
A proposição de situação de ensino aprendizagem rompe com a ideia de exercícios pontuais, fragmentados e com objetivos em si mesmo. Rompe com a ideia de exercícios mecânicos, que visam à memorização de conteúdos, pois destacam as atividades como um trabalho a ser realizado com vistas à produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos necessários à constituição da consciência crítica, bem como conhecimentos necessários aos propósitos coletivos, pessoais e profissionais, a depender do tempo e espaço em que se inserem os estudantes.
Por exemplo, uma criança no processo de alfabetização pode realizar uma situação de ensino aprendizagem de leitura visando à apropriação da leitura e da escrita, e um estudante do curso de mecânica, pode realizar uma situação de ensino aprendizagem de leitura, visando à apropriação de conceitos relativos ao problema a ser resolvido sobre mecânica. Em ambos os casos foram propostas atividades de leitura, mas as situações de ensino aprendizagem se diferenciam para quem está em processo de alfabetização e para quem já está alfabetizado. No entanto, em ambos os estudos, é importante considerar a constituição da consciência crítica.
Vale destacar, que a situação de ensino aprendizagem revela os objetivos e as metas a serem alcançadas. O que implica em mediação pedagógica. Uma situação de ensino requer uma situação desafiadora e instigadora.
Nesse sentido as situações significativas de ensino, por meio de experiências problematizadoras, promovem a produção, apropriação e objetivação de conhecimentos com sentido. Para que ocorra aprendizagem, é importante vivenciar experiências que promovam produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos. Mas não basta qualquer conhecimento, é fundamental que sejam conhecimentos com sentido, que sejam ensinados de forma instigadora, por meio de significativas situações de ensino aprendizagem.
Assim, para que haja produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos propostos num projeto de estudos, é importante a articulação entre ensino e aprendizagem, isto é, interlocução entre quem ensina e quem aprende. A forma como os conhecimentos são articulados no contexto das práticas pedagógicas, no passo a passo da sequência didática, constitui a situação a ser resolvida, experimentada, apropriada e objetivada no cotidiano das práticas sociais e culturais.
Com base em tais questões, salientamos a importância da organização do trabalho pedagógico de forma compartilhada. Uma organização que garanta a apropriação dos conhecimentos científicos, bem como um processo de ensino aprendizagem que promova a formação da consciência crítica.
O que você pensa sobre essas questões?
DICAS DE ESTUDOS