Pular para o conteúdo principal

DETALHANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Este artigo faz parte das reflexões sobre a concepção de Projeto de Estudos, Sequência Didática e Atividades que constam nos artigos que publicamos anteriormente nesse blog.

- Projeto de Estudos: Implicações no Processo de Constituição da ConsciênciaCrítica;
- A Sequência Didática como parte do Projeto de Estudos
- Atividades Significativas: Possibilidades de Experiências Concretas e Reais.

 Sugerimos a leitura dos referidos artigos antes de refletir sobre as questões que apresentamos a seguir.


SITUAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Ana Maria Louzada

             Para que possamos compreender o que significa Situação de Ensino Aprendizagem (SEA), necessário se faz retomarmos e destacarmos o conceito de projeto de estudos, atividade e sequência didática.


Nesse sentido, o projeto de estudos seria a organização macro de uma temática de estudos num processo de interlocução com/entre diferentes áreas do saber. Com base nos objetivos e metas de um projeto de estudos destacam-se as atividades a serem implementadas e que darão sentido e significado aos estudos propostos e necessários. A atividade “Festival de Pipas”, por exemplo, pode ser implementada por causa do Projeto “Brinquedos e Brincadeiras”, ou por causa do Projeto “Experiências Infantis”. O que precisa ficar claro, é que o “Festival de Pipas”, pode ser uma atividade a ser implementada com vistas a chamar a atenção da comunidade e das autoridades sobre as reais condições de vida das crianças de uma determinada comunidade.

Isso significa que sempre tem uma causa a ser problematizada, uma meta a ser alcançada, um problema a ser resolvido. E assim, para que as atividades sejam realizadas, precisam ser organizadas numa sequência didática, com diversas situações de ensino aprendizagem, visando à produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos a serem trabalhados. 

Veja a seguir uma possibilidade de organização de um projeto de estudo



Para que os estudantes possam compreender os diversos conhecimentos a serem apropriados num processo de interlocução entre os conhecimentos cotidianos – conhecimento espontâneo/informal e conhecimentos científicos – conhecimentos sistematizados/formal, é fundamental, propiciar a sistematização dos mesmos de forma articulada.

Esse processo de sistematização dos conhecimentos exige detalhamento num passo a passo didático. Esse passo a passo didático, que compõem uma sequência didática de uma determinada atividade intitulamos de situação de ensino aprendizagem.

A seguir sugerimos uma possibilidade de detalhamento da sequência didática.


 
Assim, as diferentes e diversas situações de ensino aprendizagem constituem o detalhamento da sequência didática. São as experiências a serem vivenciadas, que por sua vez promovem a objetivação das atividades propostas. Uma situação de ensino aprendizagem pressupõe produção, apropriação e objetivação de conhecimento com objetivo e motivo real, tendo em vista uma necessidade real e um interlocutor real.

A proposição de situação de ensino aprendizagem rompe com a ideia de exercícios pontuais, fragmentados e com objetivos em si mesmo. Rompe com a ideia de exercícios mecânicos, que visam à memorização de conteúdos, pois destacam as atividades como um trabalho a ser realizado com vistas à produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos necessários à constituição da consciência crítica, bem como conhecimentos necessários aos propósitos coletivos, pessoais e profissionais, a depender do tempo e espaço em que se inserem os estudantes.

Por exemplo, uma criança no processo de alfabetização pode realizar uma situação de ensino aprendizagem de leitura visando à apropriação da leitura e da escrita, e um estudante do curso de mecânica, pode realizar uma situação de ensino aprendizagem de leitura, visando à apropriação de conceitos relativos ao problema a ser resolvido sobre mecânica. Em ambos os casos foram propostas atividades de leitura, mas as situações de ensino aprendizagem se diferenciam para quem está em processo de alfabetização e para quem já está alfabetizado. No entanto, em ambos os estudos, é importante considerar a constituição da consciência crítica.

Vale destacar, que a situação de ensino aprendizagem revela os objetivos e as metas a serem alcançadas. O que implica em mediação pedagógica. Uma situação de ensino requer uma situação desafiadora e instigadora.

Nesse sentido as situações significativas de ensino, por meio de experiências problematizadoras, promovem a produção, apropriação e objetivação de conhecimentos com sentido. Para que ocorra aprendizagem, é importante vivenciar experiências que promovam produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos. Mas não basta qualquer conhecimento, é fundamental que sejam conhecimentos com sentido, que sejam ensinados de forma instigadora, por meio de significativas situações de ensino aprendizagem.


Assim, para que haja produção, apropriação e objetivação dos conhecimentos propostos num projeto de estudos, é importante a articulação entre ensino e aprendizagem, isto é, interlocução entre quem ensina e quem aprende. A forma como os conhecimentos são articulados no contexto das práticas pedagógicas, no passo a passo da sequência didática, constitui a situação a ser resolvida, experimentada, apropriada e objetivada no cotidiano das práticas sociais e culturais.

Com base em tais questões, salientamos a importância da organização do trabalho pedagógico de forma compartilhada. Uma organização que garanta a apropriação dos conhecimentos científicos, bem como um processo de ensino aprendizagem que promova a formação da consciência crítica.

O que você pensa sobre essas questões?


DICAS DE ESTUDOS


Postagens mais visitadas

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS CONCRETAS E REAIS

Continuando as reflexões sobre Projeto de Estudos e Sequência Didática . Ana Maria Louzada[1] Partindo da premissa de que uma sequência didática é parte de um projeto de estudo , e tendo em vista que o projeto de estudo é uma forma de organização do trabalho didático-pedagógico, ao se detalhar o referido projeto, visando responder as questões de estudos, bem como, visando a produção, a apropriação e a objetivação dos diversos e diferentes conhecimentos, necessário se faz, vivenciar atividades , que sejam significativas .[2] Quando destacamos atividades significativas, nos remetemos à atividade tipicamente humana, reveladas nas/pelas práticas sociais e culturais. O conceito de atividade neste contexto se ancora na ideia de experiência humana, “experiências reais das crianças”, que precisam ser consideradas nesse contexto social, cultural, histórico, econômico, político e ideológico em que vivemos. Experiências que precisam se inserir como práticas reais no lócus da escola, e,

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS... COMO É BOM!

ASSISTA AO VÍDEO Trabalhar com as crianças exige compreendê-las.  Exige também, reconhecer as suas reais necessidades.  Necessidades que são próprias do tempo espaço da infância. Foto Reprodução/www.mdig.com.br Quando a criança tem oportunidade de aprender os conhecimentos por meio de situações lúdicas, ela se envolve mais. O envolvimento com as situações de brincadeiras as instiga compreender melhor as questões de estudos, além de oportunizar a sua inserção nos debates próprios da sua idade. Foto Reprodução/ Childhood Brasil Considerando tais questões, gostaria de compartilhar algumas situações de brincadeiras que podem ajudar no processo de interação das crianças com os(as) colegas e com as(os) professoras(es). Gosto muito da ideia de organizar o trabalho pedagógico por meio de temas de estudos , pois assim, as aulas ficam mais instigadoras.  As crianças podem contribuir com ideias interessantes e a articulação entre os conhecimentos num processo interdi

O TEXTO COMO UNIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM

Foto Reproduçõ: Romero Britto APRENDER A LER E A ESCREVER LENDO E PRODUZINDO TEXTOS Ana Maria Louzada Ao delinearmos o trabalho sobre “O Texto como Unidade de Ensino e de Aprendizagem” na Alfabetização precisamos refletir sobre como concebemos o conceito de sujeito, leitura, produção de texto e de alfabetização, tendo em vista que uma das finalidades fundamentais da Alfabetização é possibilitar a formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica. Quando nos remetemos à formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica, estamos inserindo no debate uma análise sobre a relação entre educação e transformação social. E ainda, estamos nos remetendo à importância de trabalharmos com práticas de leitura e de produção de textos com sentido e significado. Práticas que promovam o pensamento crítico, reflexivo e autônomo. Conceber o texto como unidade de ensino e de aprendizagem é considerar que a leitura e a escrita é uma

AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS

Foto Reprodução AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA Loris Malaguzzi   As cem linguagens da criança A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar.   Cem sempre, cem modos de escutar, de maravilhar de amar.   Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar.   A criança tem cem linguagens (e depois cem, cem, cem) mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.   Dizem-lhe: de pensar sem as mãos de fazer sem a cabeça de escutar e de não falar de compreender sem alegrias de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.   Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe e de cem roubaram-lhe noventa e nove.   Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho a realidade e a fantasia a ciência e a imaginação o céu e a terra a razão e o sonho são coisas que não estão juntas.   Dizem-lhe enfim: que as cem não existem.   A criança diz: ao co

INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A importância de ensinar e aprender por meio da interlocução com diferentes saberes

Nesse post quero discutir com vocês algumas questões sobre o sentido de interdisciplinaridade no contexto do ciclo de alfabetização. Pensar o processo de alfabetização de forma que as diferentes disciplinas possam interagir com os conhecimentos básicos da leitura e da escrita, exige aprofundamento em relação ao modo como concebemos alfabetização, ciclo de alfabetização e práticas pedagógicas interdisciplinares. Nas palestras que tenho proferido, destaco a necessidade de revisão do conceito de cultura escolar, tendo em vista as suas implicações nas práticas pedagógicas. Outra questão que destaco é a importância da recuperação da ideia primeira de práticas sociais e culturais, com vistas a redimensionar o sentido de formação de sujeitos leitores e produtores de textos, bem como, o redimensionamento do papel da escola e sua relação com a formação de homens e mulheres inserido(as) em sua realidade. Conheça um pouco das nossas reflexões por meio dos slides que segue