CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO |
SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL - Caminhos a Percorrer
COLEÇÃO 4: QUESTÕES SOBRE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
_______
Por Ana Maria Louzada
Nesse episódio discutimos sobre os modos de gestão, destacando as tendências participativa e representativa.
Entendemos a importância de buscarmos uma interlocução entre as mesmas, no sentido de possibilitar a participação de toda a Comunidade Escolar no processo de discussão do PPP, com vistas a garantir as vozes das Crianças, das Famílias, dos/das Profissionais da Instituição de Educação Infantil (magistério, limpeza, cozinha, vigia, secretaria/administrativo, auxiliares, etc.), bem como, de outros segmentos da comunidade onde a instituição está inserida.
Segmentos que vocês acharem pertinente, no sentido da sua corresponsabilidade no atendimento às crianças.
Destacamos também, algumas sugestões de como realizar a sistematização do PPP, por meio da perspectiva representativa, tendo uma equipe coordenadora e sistematizadora do processo.
Essa equipe, juntamente com os representantes do Conselho de Escola, fará a discussão com a comunidade escolar na dimensão participativa, de modo que as reuniões aconteçam por segmento.
Nesse sentido, todos os segmentos discutirão todos os capítulos do documento, contribuindo com a sua construção.
Ao lerem o documento na versão preliminar, com vistas à fazer recomendações para a melhoria do mesmo, todos os segmentos da Comunidade Escolar, tomarão ciência do PPP, e, assim, conhecerão as ideias de todos e todas.
Segue abaixo algumas ideias propostas.
CONFIRA OS DEMAIS EPISÓDIOS
INTRODUÇÃO: QUESTÕES SOBRE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
EPISÓDIO 1: QUESTÕES SOBRE O PPP NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EPISÓDIO 2: QUE TIPO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ALMEJAMOS?
EPISÓDIO 3: O QUE PRECISA CONTER NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PARTE 1
PARTE 2
EPISÓDIO 4: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O SENTIDO DE INOVAÇÃO
EPISÓDIO 5- COMO ORGANIZAR O PPP NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA?
CONHEÇA TAMBÉM!
Comentários
Postar um comentário