Essa pergunta deixa claro, o quanto precisamos aprofundar as questões pertinentes ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil, pois entendemos que esse é um espaço de produção, apropriação e objetivação de conhecimentos científicos, que precisam ser considerados à luz da pedagogia infantil.
Para tanto se faz necessário retomar alguns conceitos que são fundamentais nas práticas educacionais infantis, dentre as quais o conceito de alfabetização, de educação infantil, de criança e de infância.
Por isso, no EPISÓDIO 1, tratamos das questões relacionadas aos aspectos teóricos e históricos, fazendo um recorte a partir da década de 1960, quando o tecnicismo behaviorista, afeta a educação infantil, com a proposta de uma educação compensatória.
Desse modo, discorremos sobre a referida abordagem, incluindo o construtivismo cognitivista que teve seu apogeu nas décadas de 1980 e 1990, bem como, a retomada do método fônico, no final da década de 1990 e início dos anos 2000, cuja proposta é a consciência fonológica.
Visando, aprofundar sobre o sentido de alfabetização enquanto conhecimento científico, inserimos nesse debate a perspectiva sócio histórica cultural, com ênfase na importância, de se considerar a zona de desenvolvimento proximal, conforme Vigotsky propõe.
No EPISÓDIO 2, chamamos atenção para o sentido de alfabetização na Educação Infantil, conforme está descrito na BNCC - Base Nacional Curricular Comum.
No EPISÓDIO 3 procuramos evidenciar os conhecimentos básicos da alfabetização, com o objetivo de mostrar que os mesmos são trabalhados (ou deveriam ser) na educação infantil.
Nesse processo de discussão gostaríamos de desmistificar alguns conceitos, no sentido de a educação infantil, assumir as reais necessidades das crianças da atualidade, bem como, descontruir a ideia que ainda permanece no ideário educacional de que a educação infantil não alfabetiza, mas oferece atividades que contribuem para a melhoria da alfabetização no ensino fundamental.
É com base nessas problematizações, que te ajudarei responder a questão inicial: Devemos alfabetizar na educação infantil?
Esse é o assunto do EPISÓDIO 4, quando vamos aprofundar os pontos chaves das discussões nos episódios anteriores.
Comentários
Postar um comentário