Ana Maria Louzada[2]
Reflexões
Iniciais
• A
importância dos momentos de Estudos no processo de Sistematização do Documento
Curricular.
• As
diversas Temáticas que compõem o Documento Curricular da Educação Básica.
• As Implicações
do Documento Curricular no cotidiano das Práticas Pedagógicas e das Políticas
Educacionais.
Qual o sentido de um Documento Curricular?
Que Educação queremos para o nosso Município?
Essas foram
as primeiras indagações que instigaram múltiplas reflexões no percurso dos
estudos realizados para a produção do Documento Curricular com todos(as)
corresponsáveis pela Educação Básica.
Para que
pudéssemos contemplar os dizeres de todos(as) procuramos realizar discussões no
lócus da secretaria de educação, das escolas, bem como nos espaços tempos das
regiões do município.
Visando
garantir que as reflexões fossem de fato contempladas no documento, organizamos
quatro equipes de apoio: formação, sistematização, interdisciplinar e de
pedagogas(os) sob a assessoria e consultoria de uma coordenação.
Equipe Formadora
Representantes
de cada etapa e modalidade da Educação Básica, com a função de:
• Organizar
e implementar os encontros regionais.
• Participar
das discussões e da sistematização das ideias produzidas no decorrer dos
referidos encontros.
• Participar
das reuniões de estudos e dos momentos de orientações a respeito da produção do
documento juntamente com as demais equipes.
A equipe
formadora também fez parte das demais equipes (sistematizadora,
interdisciplinar e de pedagogas/os), com vistas a garantir a coerência entre os
estudos e os encaminhamentos realizados no contexto da sistematização.
Equipe
Sistematizadora
Representantes
de cada etapa e modalidade da Educação Básica, com a função de:
• Participar
das reuniões de estudos e orientações sobre a produção do documento.
• Participar
dos planejamentos e avaliações dos encontros regionais.
• Registrar
as ideias discutidas nos diversos encontros.
• Participar
das reuniões para a efetivação da sistematização dos diversos capítulos do
documento.
Equipe
Interdisciplinar
Representantes
de cada disciplina, bem como de cada etapa e modalidade da Educação Básica com
a função de:
• Participar
das reuniões para estudos e proposições da matriz de conhecimentos da Educação
Infantil e do Ensino Fundamental.
• Registrar
as ideias discutidas nos diversos encontros sobre a matriz de conhecimentos.
Participar
das reuniões para a efetivação da sistematização do capítulo que trata dos
conhecimentos a serem trabalhados
Equipe De
Pedagogas(os)
Pedagogas(os)
que atuam nas Escolas com a função de:
• Participar
das reuniões de estudos e orientações sobre temáticas a serem discutidas nos
encontros realizados nas Escolas.
• Organizar
e implementar os encontros nas escolas.
• Registrar
as ideias discutidas nos referidos encontros.
• Participar
das reuniões para estudos e proposições da matriz de conhecimentos da Educação
Infantil e do Ensino Fundamental.
Coordenação da
Produção do Documento
A Coordenação
acompanhou o passo a passo dos estudos e da sistematização do Documento
Curricular.
• Assessorou
os planejamentos dos encontros e a organização das apostilas de estudos.
•
Orientou
as equipes formadoras, sistematizadora, interdisciplinar e de pedagogas(os) em
relação às diversas temáticas dos capítulos.
•
Participou
de todos os encontros regionais como palestrante e orientadora dos estudos.
•
Realizou
a leitura dos relatórios e das atividades produzidas no decorrer dos estudos
pelas diversas equipes, pela comunidade escolar e demais grupos que
participaram dos encontros.
•
Coordenou
a discussão sobre os relatórios e as atividades realizadas.
•
Organizou
e Sistematizou o Documento Curricular.
Os Momentos de
Estudos
Atualização, Aprofundamento, Encaminhamentos
e Sistematização do Documento Curricular
Os momentos
de estudos foram fundamentais para a organização das ideias, proposições e
reflexões sobre o Sentido de um Documento Curricular, bem como sobre a Educação
que desejamos para o município. Foram momentos que envolveram:
• A
Comunidade Escolar – Professoras(es), Pedagogas(os), Diretoras(es), Auxiliares,
Serventes, Merendeiras, Motoristas, Secretárias(os) Escolares, Estudantes, Famílias e Comunidades.
• As
Secretarias Municipais: Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura e
Turismo, Meio Ambiente, Administração, Interior e Transporte, Planejamento,
Fazenda, Desenvolvimento Rural, Obras e Serviços Urbanos
• As
gerências e coordenações da Secretaria de Educação e Esporte.
• Os
diferentes Conselhos Municipais, Igrejas, Associações e Movimentos Sociais.
Estudos, Debates,
Reflexões e Interlocuções
Os estudos
foram apontando as necessidades reais do município, isto é, o que de fato
deveria ser contemplado no Documento Curricular.
Foi um
movimento de debates, reflexões e interlocuções com todos(as) corresponsáveis
pela Educação Básica.
Os debates
com as(os) profissionais da educação, estudantes, famílias, comunidades,
conselhos municipais, movimentos sociais, igrejas e associações aconteceram nos
encontros regionais e nas escolas.
As
reflexões com as gerências da Secretaria de Educação, aconteceram no lócus da
própria Secretaria.
As
interlocuções com as secretarias municipais na perspectiva de se garantir
discussões sobre a importância das políticas públicas articuladas, aconteceram
em momentos específicos na Secretaria de Educação.
Momentos de
Organização e Sistematização
Os momentos
de organização e sistematização pela Coordenação da Produção do Documento se
ancorou nos relatórios da Equipe Sistematizadora realizados nos encontros regionais
e nas reuniões de avaliação e encaminhamentos das questões discutidas nos
referidos encontros.
Por isso,
se fez necessário ter membros da Equipe Sistematizadora nos diversos encontros
com a comunidade escolar (profissionais da educação, comunidades, famílias e
estudantes), nos encontros intersecretarias, intergerências, bem como, nos
encontros com os conselhos, associações, igrejas e movimentos sociais.
A Produção do
Documento
A produção
do documento aconteceu com base nas apostilas de estudos, planejamento dos
encontros (slides), relatórios e atividades realizadas no decorrer dos
encontros.
Partimos
sempre dos dizeres evidenciados nos encontros regionais, relatórios e
atividades realizadas nas escolas em dias de estudos, sempre com o cuidado de se
garantir coerência com a perspectiva teórica adotada.
Para tanto,
foram fundamentais as discussões com as Equipes: Formadora, Sistematizadora, Interdisciplinar e de
Pedagogas(os), sobre os relatórios e as atividades realizadas no decorrer dos
encontros.
Procuramos
anotar as questões destacadas, e assim, garantir citações indiretas e diretas
em todo o documento.
Esse
movimento resultou na sistematização de 10 capítulos.
Cada
capítulo revela o sentido do Documento Curricular.
Temáticas
Consideradas na Produção do Documento Curricular
• A opção
por uma perspectiva teórica: delineando caminhos e proposições.
• Perspectiva
sócio-histórica-cultural: uma educação que dialoga com os desafios
contemporâneos.
• Concepção
de currículo.
• Currículo
e formação humana.
• Currículo,
educação e diversidade.
• Gestão
democrática: desafios e possibilidades.
• A
cultura escolar da educação básica.
• Currículo
e organização do trabalho pedagógico: planejamento, mediação pedagógica e
avaliação.
• Currículo
e qualidade da educação básica:Compromisso ético e político.
• Matriz de conhecimentos.
• Matriz de conhecimentos.
A Produção do
Documento Curricular
Pensar
sobre a perspectiva teórica logo no início das discussões foi fundamental para
discorrermos sobre as demais temáticas.
A
perspectiva sócio-histórica-cultural é a que mais se aproxima dos estudos
realizados pelo município, tendo em vista que os teóricos destacados: Paulo Freire, Saviani, Gramsci,
Vigotsky, Bakthin, dentre outros nos instigam
considerar a importância da formação de sujeitos com consciência crítica.
A referida
perspectiva teórica evidencia a importância de um currículo contextualizado,
isto é, a necessidade de reconhecermos o contexto em que vivemos, tendo-o como
ponto de partida e de chegada no processo de formação, com vistas à emancipação
humana.
Pensar um
documento ancorados(as) na perspectiva sócio-histórica-cultural exigiu uma
significativa interlocução com o conceito de cultura escolar, de gestão
democrática e de diversidade, culminado com um destaque para o protagonismo
estudantil e para as questões relativas à cidadania planetária.
Desse modo
discorrermos sobre a importância do planejamento e da avaliação no processo de ensino
aprendizagem, bem como, sobre os princípios da metodologia de mediação
dialética.
Discussões
que permitiram destacar questões sobre a relação entre o currículo que
almejamos e a qualidade da educação básica que buscamos.
Por isso,
não podíamos deixar de inserir e os compromissos éticos e políticos que
precisam ser destacados num documento desta natureza.
Só assim,
foi possível sistematizar os conhecimentos necessários e fundamentais para a
emancipação humana: formação de sujeitos com consciência crítica.
Implicações do
Documento Curricular no Cotidiano das Práticas Pedagógicas e nas “Políticas
Educacionais”
Esse
Documento Curricular aponta para:
Aprofundamento sobre o sentido de educação
campesina
•
Educação
do campo no tempo espaço campesino.
Compromisso Ético e Político com:
• A Gestão
Educacional Democrática.
• Os Recursos
Humanos: Profissionais da Educação - Sujeitos de Direitos.
• A Estrutura
Física das Escolas.
• Os Recursos
Didáticos Pedagógicos.
• O Protagonismo
Estudantil
Aponta também para a importância da(o):
• Organização
do Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação.
• Revisão
do Projeto Político Pedagógico das Escolas.
• Garantia
da Gestão Didático Pedagógica Compartilhada.
• Redimensionamento
do Conceito de Conselho de Escola.
• Revisão
do Regimento Escolar.
• Interlocução com a Educação Esportiva.
• Interlocução com a Educação Esportiva.
Vale
destacar, que com base no referido documento se faz necessário a produção de Políticas
Educacionais sobre:
- Formação Continuada
- Educação Infantil
- Alfabetização
- Escolas Unidocentes e Pluridocentes
- Educação Especial
- Línguas
- Educação de Jovens e Adultos – EJA
- Educação Esportiva
- Avaliação da Qualidade da Educação Básica
Para tanto
necessário se faz a garantia de Estudos, Atualização, Aprofundamento e
Acompanhamento das proposições que constam no Documento Curricular, tendo em
vista que as mesmas revelam as vozes dos(as) Profissionais, Estudantes,
Famílias e Comunidades do Município de Domingos Martins/ES.
Ana Maria
Louzada, também participou como Coordenadora da Produção dos Documentos abaixo
destacados:
- Documento Curricular da Educação Básica: Uma Produção Coletiva dos Sujeitos (Domingos Martins/ES)
- Educação Infantil no Município de Vitória: Um outro Olhar (Vitória/ES).
- Política de Alfabetização em Vitória/ES para o Ciclo Inicial de Aprendizagem(Vitória/ES).
- Documento Orientador do Ciclo Inicial de Aprendizagem (Ciclo de Alfabetização do município de Vitória/ES)
Lançamento do Documento: http://www.domingosmartins.es.gov.br/noticia/item/1052-documento-curricular-da-rede-municipal-e-lancado-em-seminario-de-educadores
Relato em PDF
PDF dos slides