Figura Reprodução
Ana Maria Louzada
Refletir sobre Gênero e
Sexualidade com as crianças e adolescentes no cotidiano das práticas
pedagógicas, é de fundamental importância, tendo em vista que o cotidiano escolar
revela as marcas vividas no contexto das práticas sociais e culturais.
Os sujeitos se formam no cotidiano da interlocução entre o “eu e o/a outro/a”, de modo que nessa interlocução são produzidos dizeres que falam do “eu” e do/a “outro/a”, isto é, que revelam o que se espera de cada sujeito no tempo espaço vivido.
É nessa trama entre os dizeres e os modos de pensar sobre quem somos, por que somos e como somos, que se revelam as relações de gênero e de sexualidade, marcadas por estereótipos, preconceitos, intolerâncias, enfim, por relações de poder entre homem-mulher/macho-fêmea, dentre outras, que vêm se perpetuando ao longo da história da humanidade.
Ao destacarmos as referidas relações de poder, queremos chamar atenção para as enunciações que permeiam o cotidiano das práticas sociais e culturais das crianças e adolescentes no decorrer dos tempos e espaços em que, por exemplo, assistem aos desenhos animados.
Não propomos a retirada dos desenhos animados, mas salientamos a importância de conhecer o que as crianças e adolescentes estão se apropriando das diversas e diferentes histórias contadas pelos mesmos, bem como a importância de estarmos atentas/os aos modos como estão objetivando os conceitos apropriados ao longo das horas que ficam em frente à televisão ou ao computador.
Considerando tais questões como você dialogaria com as crianças e adolescentes sobre o desenho a seguir?
Os sujeitos se formam no cotidiano da interlocução entre o “eu e o/a outro/a”, de modo que nessa interlocução são produzidos dizeres que falam do “eu” e do/a “outro/a”, isto é, que revelam o que se espera de cada sujeito no tempo espaço vivido.
É nessa trama entre os dizeres e os modos de pensar sobre quem somos, por que somos e como somos, que se revelam as relações de gênero e de sexualidade, marcadas por estereótipos, preconceitos, intolerâncias, enfim, por relações de poder entre homem-mulher/macho-fêmea, dentre outras, que vêm se perpetuando ao longo da história da humanidade.
Ao destacarmos as referidas relações de poder, queremos chamar atenção para as enunciações que permeiam o cotidiano das práticas sociais e culturais das crianças e adolescentes no decorrer dos tempos e espaços em que, por exemplo, assistem aos desenhos animados.
Não propomos a retirada dos desenhos animados, mas salientamos a importância de conhecer o que as crianças e adolescentes estão se apropriando das diversas e diferentes histórias contadas pelos mesmos, bem como a importância de estarmos atentas/os aos modos como estão objetivando os conceitos apropriados ao longo das horas que ficam em frente à televisão ou ao computador.
Considerando tais questões como você dialogaria com as crianças e adolescentes sobre o desenho a seguir?