Na Coleção 3 Alfabetização na Educação Infantil: Questões para pensar, da Série Educação Infantil: caminhos a percorrer, temos o objetivo de refletir sobre uma indagação que é recorrente nos debates educacionais: Devemos Alfabetizar na Educação Infantil?
Por isso, no Episódio 1, falamos sobre os Aspectos Teóricos da Alfabetização e da Educação Infantil, e, nesse Episódio 2 discorremos sobre o Sentido de Alfabetização com foco na Base Nacional Curricular Comum - BNCC, de modo que possamos no Episódio 3, detalhar um pouco mais sobre os conhecimentos básicos da alfabetização e no Episódio 4, aprofundarmos sobre a referida indagação.
Algumas ideias
Nas análises que fizemos, sobre o sentido que está subjacente na BNCC, observamos que ainda existe receio
de falar sobre a alfabetização na educação infantil, o que em nosso entender
gera confusão a respeito das especificidades que existem em relação aos conhecimentos
básicos da leitura e da produção de textos, que comumente são trabalhados nessa etapa da Educação Básica.
Verificamos que os conhecimentos básicos da alfabetização fazem parte da referida proposta, mas, o fato de os mesmos não serem considerados, acaba favorecendo ideias espontaneistas, como por exemplo: basta que as crianças tenham contato com a leitura e a escrita, uma vez, que a aprendizagem propriamente dita, nessa visão, acontece no
ensino fundamental.
Essa concepção favorece a crença de que a Educação Infantil é um espaço tempo de preparar as crianças com atividades espontâneas para serem alfabetizadas no ensino fundamental.
Parece que o equívoco está no
conceito de alfabetização e de educação infantil.
É sobre isso, que precisamos debater, para
que possamos ressignificar as orientações da BNCC, com foco no processo de
formação de sujeitos leitores e produtores de textos.
Para você compreender melhor as nossas problematizações assista aos vídeos anteriores: a Apresentação e o Episódio 1.
Agora confira a seguir algumas questões problematizadas no Episódio 2.
Assista ao Episódio 2 e comente:
- Qual interpretação você faz das proposições destacadas na BNCC em relação à educação infantil e alfabetização?
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