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ABERTURA - ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES PARA PENSAR


Alfabetização na Educação Infantil é um tema bastante polêmico, e, por isso, merece um debate potente, visando aprofundar alguns equívocos que comumente permeiam os discursos em torno da questão.

Diante de tal situação, destacamos ao longo dessa Coleção 3 da Série Educação Infantil: Caminhos a Percorrer, algumas questões que precisam ser aprofundadas, no sentido de qualificar as práticas didáticas pedagógicas no lócus da Educação Infantil.

Daí o fato de iniciarmos destacando a pergunta que sempre se faz presente nas discussões dessa natureza: Devemos Alfabetizar na Educação Infantil.


Essa pergunta deixa claro, o quanto precisamos aprofundar as questões pertinentes ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil, pois entendemos que esse é um espaço de produção, apropriação e objetivação de conhecimentos científicos, que precisam ser considerados à luz da pedagogia infantil.


Para tanto se faz necessário retomar alguns conceitos que são fundamentais nas práticas educacionais infantis, dentre as quais o conceito de alfabetização, de educação infantil, de criança e de infância.



Por isso, no EPISÓDIO 1, tratamos das questões relacionadas aos aspectos teóricos e históricos, fazendo um recorte a partir da década de 1960, quando o tecnicismo behaviorista, afeta a educação infantil, com a proposta de uma educação compensatória.

Desse modo, discorremos sobre a referida abordagem, incluindo o construtivismo cognitivista que teve seu apogeu nas décadas de 1980 e 1990, bem como, a retomada do método fônico, no final da década de 1990 e início dos anos 2000, cuja proposta é a consciência fonológica. 

Visando, aprofundar sobre o sentido de alfabetização enquanto conhecimento científico, inserimos nesse debate a perspectiva sócio histórica cultural, com ênfase na importância, de se considerar a zona de desenvolvimento proximal, conforme Vigotsky propõe.



No EPISÓDIO 2, chamamos atenção para o sentido de alfabetização na Educação Infantil, conforme está descrito na BNCC - Base Nacional Curricular Comum.



No EPISÓDIO 3 procuramos evidenciar os conhecimentos básicos da alfabetização, com o objetivo de mostrar que os mesmos são trabalhados (ou deveriam ser) na educação infantil.

Nesse processo de discussão gostaríamos de desmistificar alguns conceitos, no sentido de a educação infantil, assumir as reais necessidades das crianças da atualidade, bem como, descontruir a ideia que ainda permanece no ideário educacional de que a educação infantil não alfabetiza, mas oferece atividades que contribuem para a melhoria da alfabetização no ensino fundamental.



É com base nessas problematizações, que te ajudarei responder a questão inicial: Devemos alfabetizar na educação infantil?

Esse é o assunto do EPISÓDIO 4, quando vamos aprofundar os pontos chaves das discussões nos episódios anteriores. 



Espero contribuir com os seus estudos!

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Por Ana Maria Louzada

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