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As crianças demonstram interesses peculiares aos tempos espaços das infâncias da atualidade.
Por isso, necessário se faz organizar o trabalho didático pedagógico com foco nas suas reais necessidades.
Sabemos que as atividades infantis dos tempos espaços atuais são diferentes das que conhecemos em décadas passadas, mas, ainda assim, as crianças têm como atividade principal as atividades lúdicas.
Aqui podemos destacar que os brinquedos e as brincadeiras de interesse das crianças de hoje, são próprias desse tempo espaço, mas a ação de brincar, subjacente às diferentes décadas, permanece com significativa ênfase em sua essência lúdica.
Po isso, as reais necessidades das crianças, se ancoram nas atividades lúdicas, tendo em vista, que as mesmas, são as atividades principais no contexto das múltiplas infâncias.
Aqui precisa ficar claro que:
- As crianças vivenciam múltiplas infâncias.
- As múltiplas infâncias se constituem no lócus das atividades lúdicas.
- As atividades lúdicas explicitam a atividade principal no contexto infantil.
- A atividade principal (atividade lúdica) evidência as reais necessidades infantis.
- Por meio das atividades lúdicas as crianças se apropriam dos conhecimentos cotidianos.
- No lócus da Instituição de Educação Infantil, as situações de ensino aprendizagem, precisam ser trabalhadas, com foco nas atividades lúdicas, de modo que haja interlocução entre os conhecimentos científicos e cotidianos.
Sendo assim, precisamos considerar a importância das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem, e, consequentemente, no processo de aprendizagem e desenvolvimento.
E, desse modo, é fundamental levar em consideração, a importância de ensinar os conhecimentos básicos da alfabetização, por meio de situações de ensino aprendizagem lúdicas.
Por isso, é fundamental reconhecer os interesses das crianças, nos projetos educacionais, com vistas a atuar com mediações que possam instigar a produção e a apropriação de novos conhecimentos.
E, um dos conhecimentos fundamentais no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças são os conhecimentos da alfabetização.
Aqui entendemos, que para ensinar os conhecimentos da alfabetização com sentido e significado para as crianças, é fundamental considerar a importância das atividades lúdicas.
Organizar situações de ensino aprendizagem por meio das brincadeiras, proporciona mais qualidade nas interações das crianças com os conhecimentos científicos.
Por isso, a nossa proposta é inserir as crianças em diferentes possibilidades de atividades lúdicas, visando a aprendizagem dos conhecimentos científicos, e, consequentemente ajudar as crianças a desenvolverem suas múltiplas potencialidades.
Aqui, podemos incluir a ideia de que as crianças se desenvolvem com mais qualidade quando têm oportunidades de se apropriarem de conhecimentos significativos.
E, sabendo, que para se desenvolverem precisam aprender, e, para aprender precisam estar num ambiente onde o ensino considera as suas reais necessidades cognitivas, emocionais, sociais e culturais, salientamos a importância da qualificação do processo de mediação didática pedagógica.
Por isso, entendemos que as atividades lúdicas são fundamentais nesse processo.
Salientamos a necessidade de as crianças aprenderem os conhecimentos por meio de situações de ensino aprendizagem que envolvem brincadeiras.
Por Ana Maria Louzada
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