Pular para o conteúdo principal

COLABORADORES


Publique seus textos no Blog Cantinhos de Estudos!


REGULAMENTO PARA COLABORADORES

Blog Cantinhos de Estudo: E-Artigos Educacionais e de Áreas Afins.

Finalidade do Blog
O Blog Cantinho de Estudos tem por finalidade publicar artigos que discutem as questões relativas à Educação Básica e áreas afins.

Atualmente contamos com 07 (sete) categorias de postagens, tais quais:
1. Resenha
2. Artigo Científico
3. Relato de Experiência
4. Síntese de Palestra
5. Entrevista
6. Crônica Educacional
7. Reflexões Educacionais

Sobre os Colaboradores?

Trabalhamos com dois tipos de Colaboradores: os fixos e os temporários.

O Colaborador Fixo tem a função de publicar periodicamente, podendo ser mensalmente ou bimestralmente.

O Colaborador Temporário pode publicar uma ou mais vezes de acordo com o seu interesse ou disponibilidade.

O Colaborador não tem acesso à plataforma e nem às redes do blog, ficando sob a responsabilidade da administração do Blog realizar a avaliação e a publicação dos textos com os devidos créditos.

O colaborador deve estar ciente de que seu conteúdo passará por uma análise antes de ser publicado, para fins de análise do conteúdo, de correção e de melhor entendimento, com vistas a garantir o perfil do blog.

O Blog não se responsabiliza pela devolução dos não aprovados ou mesmo pela comunicação aos autores.

É de inteira responsabilidade dos colaboradores as opiniões, dados científicos, citações e demais informações que constam nos textos que nos enviarem.

A publicação de textos no blog não visa lucro, de forma que os colaboradores não terão prolabore.

Normas para enviar os textos

A administração do Blog Cantinhos de Estudos recomenda aos colaboradores que enviem seus textos de acordo com as normas abaixo:

1 - Texto com, no máximo, 30.000 caracteres com espaço, redigido em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1,5.

2 - Referências bibliográficas devem ser colocadas ao final do texto conforme as normas da ABNT.

3 - As notas devem ser colocadas no rodapé da página, com informações ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no texto.

4 - As citações no corpo do texto devem seguir as normas da ABNT.

5 - O colaborador deve enviar uma breve nota biobibliográfica indicando sua formação, onde trabalha e(ou) realiza as pesquisas, sua área de trabalho e nome completo.

6 - Os textos enviados devem ser inéditos e de autoria de quem estiver enviando, podendo ter sidos dados a público previamente sob forma de palestra, comunicação, workshop ou outra forma de apresentação oral. Tais informações deverão constar no rodapé.

7 - O colaborador pode enviar e indicar sugestões de ilustração para seu texto. As imagens deverão ser enviadas em arquivos JPG em alta resolução (300 dpi). Imagens inseridas no documento do Word ou outro editor de textos não permitem impressão e não serão aceitas. Todas as imagens têm de ser acompanhadas por indicação clara da fonte e dos respectivos direitos de autor (créditos). Imagens retiradas da internet não serão aceitas.

8 - Figuras, tabelas e gráficos deverão ser inéditos e acompanhados de legenda que descreva em detalhes a imagem. Setas devem ser usadas para especificar um ou mais focos de interesse.

9 - Esse Blog oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Por isso, a autorização de publicação dos textos no Blog Cantinhos de Estudo é feita a título gratuito, não cabendo à administração do Blog a retribuição de nenhum prolabore aos colaboradores.

10 - A administração do Blog reserva-se a publicar os artigos no Blog Cantinhos de Estudos e compartilhar em suas redes sociais: Fanpage, Instagram, LinkedIn, Google Mais (Google Plus), Twitter, dentre outros.

11 - O colaborador tem garantido seu direito autoral e concede ao Blog Cantinhos de estudos: E-Artigos Educacionais, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Crative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Blog.

12 - O colaborador pode postar seus textos em outros veículos online e(ou) impressos, desde que garanta a referência explícita à publicação original no Blog Cantinhos de Estudos: E-Artigos Educacionais, inserindo o link em que foi postado o texto.

13 - O colaborador deve anexar ao texto a mensagem abaixo, reconhecendo expressamente que leu e aceitou as normas para apresentação e publicação de textos ao Blog Cantinhos de Estudos: E-Artigos Educacionais. Para tal bastará reproduzi-la acrescentando os dados em falta:

Eu, _____________________, na qualidade de autor(a) do texto intitulado ___________________________, declaro conhecer e aceitar as “normas para apresentação e publicação de artigos” do Blog Cantinhos de Estudos: E-Artigos Educacionais, disponibilizadas à data em Regulamento para Colaboradores.

14 - No caso de textos escritos em coautoria, um dos autores deverá declarar que, com autorização dos restantes, assume a função de representante destes em todos os contatos com a administração do Blog Cantinhos de Estudos: E-Artigos Educacionais. Deve declarar ainda, e em nome de todos, que leu e aceita as “normas de publicação” do Blog Cantinhos de Estudo: E-Artigos Educacionais, reproduzindo para tal o seguinte texto:

Eu, ________________________, na qualidade de coautor(a) do texto intitulado ___________________________________, e como representante dos demais autores, declaro conhecer e aceitar as “normas para apresentação e publicação de artigos” no Blog Cantinhos de Estudo: E-Artigos Educacionais, disponibilizadas à data em Regulamento para Colaboradores.

O artigo deve ser enviado aos cuidados de Ana Maria Louzada via e-mail (amlouzadaconsultoria@gmail.com).

Atenciosamente
Ana Maria Louzada
Coordenadora do Blog
Em 26/03/2019

Comentários

Postagens mais visitadas

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS... COMO É BOM!

Trabalhar com as crianças exige compreendê-las. 

Exige também, reconhecer as suas reais necessidades. 

Necessidades que são próprias do tempo espaço da infância.


Quando a criança tem oportunidade de aprender os conhecimentos por meio de situações lúdicas, ela se envolve mais.
O envolvimento com as situações de brincadeiras as instiga compreender melhor as questões de estudos, além de oportunizar a sua inserção nos debates próprios da sua idade.

DETALHANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Este artigo faz parte das reflexões sobre a concepção de Projeto de Estudos, Sequência Didática e Atividades que constam nos artigos que publicamos anteriormentenesse blog.

- Projeto de Estudos: Implicações no Processo de Constituição da ConsciênciaCrítica;
- A Sequência Didática como parte do Projeto de Estudos
- Atividades Significativas: Possibilidades de Experiências Concretas e Reais.

 Sugerimos a leitura dos referidos artigos antes de refletir sobre as questões que apresentamos a seguir.

SITUAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Ana Maria Louzada
Para que possamos compreender o que significa Situação de Ensino Aprendizagem (SEA), necessário se faz retomarmos e destacarmos o conceito de projeto de estudos, atividade e sequência didática.

Nesse sentido, o projeto de estudos seria a organização macro de uma temática de estudos num processo de interlocução com/entre diferentes áreas do saber. Com base nos objetivos e metas de um projeto de estudos destacam-se as atividades a serem implementadas e que…

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PARTE DO PROJETO DE ESTUDOS

Este artigo é uma continuidade das questões apresentadas em "Projeto de Estudos: Implicações no processo de constituição da consciência crítica".

Refletindo sobre Sequência Didática
Ana Maria Louzada
Na tentativa de demarcar uma nova proposta de organização do trabalho pedagógico, bem como de romper com as proposições ora intituladas de projetos de trabalho e/ou pedagogia de projetos, alguns teóricos vêm indicando a sequência didática, como forma de organização do trabalho a ser realizado no lócus da escola. Nesse sentido concebem o projeto e a sequência didática como propostas diferentes.

Observamos também, proposições de organização do trabalho pedagógico por meio de projetos como sinônimo de sequência didática. Assim, temos nos deparado com propostas ora intituladas de sequência didática, ora de projeto didático, e, ainda em determinadas situações de atividades.

Percebemos ainda, que dependendo das questões abordadas, o foco está na técnica realizada, no passo a passo da sequê…

AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS

AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA

Loris Malaguzzi

As cem linguagens da criança A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar.
Cem sempre, cem modos de escutar, de maravilhar de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois cem, cem, cem) mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos de fazer sem a cabeça de escutar e de não falar de compreender sem alegrias de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho a realidade e a fantasia a ciência e a imaginação o céu e a terra a razão e o sonho são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim: que as cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as cem existem.

Poesia de Loris Malaguzzi: Invece il cento se publicada in: E…